Com o objetivo de facilitar o acesso aos benefícios do Cartão Ótimo e, assim, proporcionar mais comodidade aos usuários do sistema de transporte coletivo municipal, a Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), organizou a distribuição do bilhete eletrônico nas oito regionais da cidade.
Dividida em duas etapas, a ação atendeu uma localidade por semana. Na primeira fase, no período de 11 de março a 5 de abril, o ônibus itinerante do Cartão Ótimo ficou estacionado nas regionais Industrial, Petrolândia, Riacho e Nacional. No segundo momento, entre os dias 22 de abril e 24 de maio, foi a vez de as regionais Vargem das Flores, Sede, Ressaca e Eldorado receberem a visita do veículo.
No ônibus itinerante, os usuários do sistema de transporte coletivo municipal puderam solicitar a emissão dos cartões Cidadão Identificado, Cidadão Não Identificado e Sênior. No total, 1.600 cartões foram emitidos no município durante a campanha.
De acordo com a Transcon, cerca de 100 mil passageiros circulam diariamente nas linhas municipais e aproximadamente 73% deles utilizam o Cartão Ótimo para o pagamento da tarifa. O usuário escolhe como efetuar o pagamento: R$ 4,35 no Ótimo ou R$ 4,50 em dinheiro. O valor mais acessível no bilhete eletrônico é uma medida que descomplica o dia a dia de passageiros e motoristas.
Morador do bairro Industrial, João Valdemir de Moura, de 80 anos, foi nas proximidades da bilheteria do metrô na Estação Eldorado para solicitar a revalidação do seu Cartão Sênior. Segundo ele, a ideia de estacionar o veículo no local foi muito boa. “A iniciativa é ótima. Já é a segunda vez que revalido o cartão. Se não estivessem aqui, teria de ir lá na rodoviária (em Belo Horizonte) para conseguir a atualização. O ônibus estar aqui foi uma beleza para nós”, comentou.
A modalidade Sênior oferece mais conforto e cidadania à população idosa, uma vez que permite transpor a roleta gratuitamente e escolher o assento de sua preferência. Nesse caso, os requisitos são idade mínima de 65 anos e recadastramento a cada três anos. Ciente disso, a aposentada Terezinha dos Santos também foi à Estação Eldorado solicitar seu bilhete eletrônico. “Há muito tempo estou esperando para fazer esse cartão. O ônibus aqui é uma maravilha. A gente tem que ir longe para solicitar. Moro no Conjunto Água Branca, passei por aqui, vi o ônibus e tive a oportunidade de fazer. Agora não preciso utilizar a identidade, que estava ficando velha de tanto usar”, contou.
Servidor da Transcon há 28 anos, o assessor da Diretoria de Transportes, Célio Pereira Soares, explicou a importância da ação para os cidadãos de Contagem, sobretudo para a população idosa: “Sabemos das dificuldades das pessoas com mais de 65 anos, por isso essa atividade é um trabalho social muito grande. A chegada do ônibus na região em que a pessoa mora facilita muito. Ajuda também a incentivar o uso do cartão, que agiliza a operação do ônibus. Tudo isso traz um monte de facilidades”.
Para mais informações sobre outras modalidades e pontos de vendas e recargas em Contagem .